Como fazer um plano de negócios e qual a importância para o desenvolvimento da sua empresa

Muitos caminhos podem levar ao empreendedorismo, mas seja na crise, seja na oportunidade, tomar a decisão de empreender é um passo importante que pode vir acompanhado de vários prazeres e também de muitos desafios. E justamente um dos sentimentos mais comuns das pessoas que estão pensando em empreender é o medo de fracassar. De fato, as chances de não dar certo são reais, mas elas não podem ser um fator limitante, não acha? Uma das maneiras de dar passos firmes logo no início dessa jornada, antes mesmo de tirar a ideia do papel, é buscando como fazer um plano de negócios.

Ao elaborar o plano você consegue ter uma visão mais ampla do seu negócio e ao mesmo tempo consegue mapear objetivos e oportunidades. É também o momento em que você pode buscar conhecer mais sobre o seu público alvo e os seus concorrentes.

Mas, afinal, o que é um plano de negócios?

É um documento que vai reunir por escrito os principais objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que seja possível alcançá-los. Com isso, é possível diminuir riscos e incertezas, além de identificar possíveis erros ainda no papel. Um bom plano vai responder perguntas sobre como a empresa será organizada, sobre potenciais clientes, fornecedores e as estratégias que serão utilizadas para ganhar espaço no mercado.

Por que ele é importante?

Mais do que sonhar com uma ideia, é preciso ter a visão do negócio para entender se é algo viável ou não. O plano é importante não só para quem está abrindo um negócio, mas também para quem deseja ampliar o empreendimento ou criar uma nova linha de produtos ou serviços, por exemplo. Ainda que seja praticamente impossível eliminar os riscos e desafios da jornada empreendedora, um plano de negócios bem elaborado diminui as incertezas e evita que erros sejam cometidos.

É um caminho também para facilitar a comunicação entre sócios, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, sem falar que é um documento importante para ser apresentado a possíveis investidores ou até mesmo para solicitar linhas de crédito.

Como fazer um plano de negócios?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é um plano de negócios e a sua relevância, vamos para o próximo passo? A seguir você vai ver o que não pode faltar em um plano e qual a melhor maneira de evoluir em cada etapa. Sabemos que pode ser algo intimidador no início, mas tenha em mente que o plano é proporcional ao tamanho do seu negócio e que vale a pena ter paciência e comprometimento em sua realização.

1. Sumário executivo

Essa é a primeira parte do seu plano de negócios, mas o ideal é que você elabore por último, depois de completar as outras etapas do plano. O sumário nada mais é do que um resumo do plano, onde você vai incluir:

  • a descrição do negócio
  • o diferencial do seu negócio no mercado
  • a missão
  • a descrição do perfil dos empreendedores e colaboradores – ainda que você não tenha funcionários, essa descrição pode ajudar no processo seletivo
  • quais serão os produtos ou serviços oferecidos e seus principais benefícios
  • a localização, caso tenha uma sede física
  • o investimento total
  • a forma jurídica
  • o enquadramento tributário

2. Análise de mercado

Aqui você vai entender quem são os seus clientes e quem é a sua concorrência, ou seja, uma das etapas mais importantes do seu planejamento e da sua pesquisa. Tenha atenção aqui! Alguns tópicos podem ajudar nesse processo:

Segmentação de clientes – são eles que vão consumir seus produtos ou serviços, não é mesmo? Assim, quanto mais você souber sobre eles, mais preparado vai estar para se comunicar com eles. Você pode responder algumas perguntas, como faixa etária, gênero, se você quer atingir pessoa física ou jurídica, onde esses potenciais clientes costumam comprar, com que frequência e por aí vai. Você pode aplicar essas perguntas em questionários ou entrevistas.

Análise da concorrência – são as empresas que atuam no mesmo ramo que você, ou seja, é preciso ficar de olho para entender o que fazer e o que não fazer. Você pode começar essa análise listando pontos fortes e fracos da sua concorrência e fazendo comparações com o que planeja para o seu negócio. Qualidade do produto ou serviço, preço, condições de pagamento, horário de funcionamento, canais de divulgação e diferenciais são alguns tópicos que você pode analisar também.

Análise de fornecedores – são eles que vão disponibilizar o que for preciso para que a sua operação aconteça normalmente. O ideal é que você tenha uma lista com mais de um fornecedor, para fazer as devidas comparações e decidir qual a melhor opção para a sua empresa. O que você precisa, quem são os fornecedores, preço, condição de pagamento, quantidades, prazo de entrega e localização são alguns pontos que você pode analisar. E mesmo depois de escolher com qual fornecedor quer trabalhar, mantenha uma lista atualizada de possíveis parceiros, caso aconteça imprevistos com a sua escolha principal.

3. Plano de marketing

Nessa etapa você vai descrever tudo sobre seus produtos ou serviços. Cada detalhe importa! No plano de marketing você também vai detalhar sobre as estratégias que vai usar para que seus produtos ou serviços cheguem até os seus clientes. A principal pergunta que você deve responder é: como o meu potencial cliente vai saber que a minha empresa existe?

4. Plano operacional

Aqui você vai descrever como o seu negócio vai funcionar no dia a dia. Fale sobre os passos necessários para que as vendas aconteçam e tente descobrir o quanto você consegue vender em um determinado período. Para isso, você pode pensar no tempo para realizar o processo de venda ou da prestação do serviço, quantidade de funcionários, capacidade de distribuição e armazenamento, prazos dos fornecedores, entre outros pontos que tenham a ver com a operação. Se o seu negócio tiver uma sede física, aqui você pode incluir a planta do local, assim fica mais fácil de entender e visualizar o espaço.

5. Plano financeiro

Aqui você vai incluir tudo o que envolve dinheiro, despesas, capital de giro e investimentos. Pense em todos os custos que você já descreveu até o momento e tenha uma noção do investimento total do seu negócio. Se o seu negócio ainda estiver apenas no papel, não se preocupe, pois você estará trabalhando com estimativas – apenas procure chegar o mais próximo possível. Aqui você também poderá colocar a sua previsão de receitas e lucros, e até mesmo uma previsão do tempo necessário para recuperar o seu investimento inicial.

É interessante entender também que ao fazer essa previsão financeira, você consegue ter uma ideia melhor do investimento necessário, ou seja, se você consegue investir por conta própria ou se precisa da ajuda de terceiros. Caso precise buscar por investidores ou empréstimos, você já terá o seu plano de negócios em mãos.

Gostou de saber mais sobre como fazer um plano de negócios?

Como o empreendedorismo é um assunto que segue em alta, você pode encontrar com muita facilidade modelos de planos para seguir. O SEBRAE é uma excelente referência para empreendedores que estão começando e inclusive oferece um modelo de plano para quem deseja preencher e usar como base.

Abertura de empresa

Assim que você validar o seu plano, um dos próximos passos é oficializar o negócio e seguir para a abertura da empresa! Nós da LSC Contabilidade oferecemos assessoria e serviços contábeis, fiscais e trabalhistas de qualidade, atendendo e satisfazendo as necessidades dos nossos clientes com rapidez.

Sabemos que a abertura de empresas muitas vezes é um processo complexo que precisa ser realizado por um profissional experiente. Por isso, nós executamos todos os processos de abertura entregando a você o seu CNPJ aberto para que você possa começar a oferecer seus serviços ou produtos de forma legalizada.

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