Já estamos na metade do ano, mas ainda dá tempo de começar algo novo. E por que não empreender? Esse é o sonho de muitas pessoas, que querem ter o próprio negócio lucrativo. Para você ter uma ideia, só nos primeiros quatro meses de 2021, mais de 1 milhão de micro e pequenas empresas foram abertas no Brasil. Há quem desanime, com medo da concorrência, e há quem veja como uma oportunidade de buscar por ideias de negócios para aproveitar essa tendência.
Se você tem o sonho de empreender ou quer começar algo como uma fonte alternativa de renda, já salve este artigo para se inspirar com as ideias de negócios que separamos para você. Acreditamos que muitas delas podem ser lucrativas em curto prazo e ainda sem precisar de um investimento muito alto.
Abrir uma empresa não é fácil, por isso, é interessante apostar em uma ideia que você tenha conhecimento, experiência ou muita afinidade. No entanto, hoje em dia temos muitas fontes de aprendizado, pagas e gratuitas, que ajudam na jornada de muitos empreendedores que querem aprender algo novo. O importante é ter vontade de começar, ser resiliente, ter um propósito para superar cada obstáculo e trabalhar pelo sucesso e crescimento da empresa.
Vamos lá?
10 ideias de negócios para você avaliar
1. Gastronomia
Um mercado que abre um imenso leque de possibilidades para quem quer empreender. Aqui as ideias de negócio podem ser desde a venda de doces para festa, até a abertura de um restaurante. Alimentos congelados, marmitas fitness, bolos, salgados, massas, pizza, e por aí vai. O legal do setor de alimentação, um dos mais aquecidos do mercado, é que você pode começar com um baixo investimento, através de vendas presenciais ou apenas delivery, e também com um investimento maior, destinado à abertura de um estabelecimento – aí o céu é o limite!
Para quem está começando, é importante aproveitar as ferramentas e aplicativos disponíveis, como o Instagram e o WhastApp, para fazer a operação das vendas começar. Com o tempo o negócio vai ficando mais lucrativo, e você consegue investir mais no próprio negócio.
2. Artesanato
Assim como o mercado da gastronomia, as empresas que trabalham com artesanato são bem promissoras e não faltam ideias de negócios para isso. Bordados, roupas, velas, jóias, aromatizadores, sabonetes e outros trabalhos personalizados são alguns exemplos. Você pode já ter o dom para trabalhos manuais, ou pode buscar aprender. Avalie a possibilidade de ter um espaço físico, mas também de vender pela internet, principalmente no começo do negócio.
3. E-commerce
Hoje em dia encontramos lojas virtuais dos mais diferentes produtos e até mesmo serviços. É um mercado que não para de crescer, uma vez que as pessoas estão cada vez mais aprendendo a usar canais digitais e a confiarem nesse modelo de compra. A boa notícia é que um e-commerce não tem as mesmas dificuldades que uma loja física. De modo geral, os custos de investimento para começar são menores e o negócio acaba sendo muito mais escalável, ou seja, você pode vender para todo o Brasil. Lembrando que você pode vender seus próprios produtos, revender produtos de parceiros ou ainda trabalhar com produtos importados.
4. Mercado pet
Não é novidade que os pets ganharam corações no mundo todo. Muitas pessoas cuidam como filhos e não poupam investimentos para isso! As ideias de negócios aqui podem ir além dos pet shops físicos. Cada vez mais oportunidades podem ser percebidas, como um e-commerce, clubes de assinatura, hotéis para pets, alimentação natural e muito mais.
5. Mercado fitness
Outro mercado que vem ganhando destaque. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, o que acaba motivando uma alta procura por atividades físicas, procedimentos estéticos e alimentação saudável. Loja de artigos esportivos, loja de suplementos, loja de produtos naturais, loja de roupas fitness e academia são só algumas ideias que podem ser exploradas.
6. Produtor ou afiliado digital
Uma das consequências da pandemia foi o aumento das pessoas conectadas. Muitas delas, inclusive, estão em busca de novos aprendizados. Assim, se você tem experiência em determinado assunto, pode começar a empreender vendendo cursos online e e-books, por exemplo. São os produtores digitais, que trabalham com a criação de seus próprios infoprodutos. Já se você quer revender conteúdos digitais para a sua audiência, você pode trabalhar como um afiliado digital. A Hotmart é uma das plataformas mais famosas para quem quer trabalhar como produtor ou afiliado.
Na mesma linha de “vender seu conhecimento”, você pode pensar em desenvolver uma consultoria, uma mentoria ou aulas particulares. Algo que pode ser destinado para pessoas ou para empresas. Você pode trabalhar em um formato online ou até mesmo presencial. Gastronomia, artesanato, educação, idiomas e negócios são alguns nichos que já formaram muitos empreendedores de sucesso.
7. Beleza e estética
Estamos falando de um dos segmentos mais resistentes à crise e que oferece vários nichos e possibilidades. Entre as ideias de negócios mais comuns, podemos listar: salão de beleza, cosméticos naturais, spas, higiene pessoal e procedimentos estéticos. Durante a pandemia, produtos mais naturais e focados no bem-estar ganharam mais destaque.
8. Decoração de eventos
Ainda que esse tenha sido um mercado afetado durante a pandemia, é preciso olhar para o futuro: as pessoas vão voltar a festejar e a organizar eventos! E vamos combinar que nós brasileiros adoramos uma boa festa. Um dos elementos do evento perfeito é a decoração. O mercado de casamentos e de festas infantis são os mais promissores para quem quer apostar nesse trabalho de decoração.
9. Freelancer na sua área de atuação
A possibilidade de trabalhar remoto ganhou força durante a pandemia, devido às medidas de isolamento social. Muitos profissionais viram uma oportunidade em começar a trabalhar como freelancer, até mesmo para mais de uma empresa. Essa é uma maneira de empreender na própria área de atuação, mas conseguindo ser dono do próprio tempo e tendo mais autonomia para escolher clientes.
10. Abrir sua própria empresa na sua área de atuação
Se você é um profissional liberal, está no caminho para abrir o próprio negócio. Médicos, dentistas, engenheiros, advogados, veterinários, arquitetos, psicólogos e fisioterapeutas são exemplos de profissionais que podem, sim, abrir um consultório ou um escritório. Se você se encaixa nesse perfil, pode ser a hora certa de deixar de trabalhar para terceiros, e focar na própria jornada empreendedora.
Como começar?
São muitas ideias de negócios! E não vamos mentir: o principal desafio é tirar a ideia do papel e torná-la realidade. Para isso acontecer, alguns passos são muito importantes:
- tenha um plano de negócios sólido e um planejamento estratégico – o SEBRAE tem muitas informações sobre isso, inclusive vários modelos
- defina o tipo de empresa que vai abrir
- estude o mercado e conheça seu público alvo
- aposte em estratégias de marketing
- use ferramentas para gerenciar seu tempo e se organizar
- tenha uma boa organização financeira
- reserve um capital de giro
- procure uma empresa de contabilidade de confiança para seguir com a abertura da empresa e com as demandas contábeis do dia a dia
Leia também – O que precisa para abrir uma empresa e não correr o risco de utilizar o CPF para compras e recebimentos
Nós da LSC Contabilidade oferecemos assessoria e serviços contábeis, fiscais e trabalhistas de qualidade, atendendo e satisfazendo as necessidades dos nossos clientes com rapidez. Sabemos que a abertura de empresa é um processo complexo que precisa ser realizado por um profissional experiente. Por isso, nós executamos todos os processos de abertura entregando a você o seu CNPJ aberto para que você possa começar a oferecer seus serviços ou produtos de forma legalizada.
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