Competitividade empresarial através do atendimento humanizado

Mais do que gerar vendas e aumentar o faturamento, a competitividade empresarial é o que motiva as empresas a continuarem encontrando maneiras de melhorar e inovar para sair na frente de seus concorrentes.

Diversos fatores qualificam as empresas a disputarem seu lugar, mas de modo geral é preciso trabalhar em atitudes e estratégias de dentro para fora.

Com nichos cada vez mais disputados, entrar em uma guerra de preços para se destacar já não é a melhor alternativa.

Para fidelizar o seu público e demarcar seu espaço no mercado é preciso ir além. Uma estratégia que tem ajudado cada vez mais empresas a manterem a competitividade empresarial é o relacionamento com o consumidor.

Construa um relacionamento com o seu cliente para identificar suas necessidades

E isso começa dentro da sua empresa, na maneira como gestores e colaboradores são preparados para lidar com o público.

Com o passar dos anos, o comportamento do consumidor vai mudando, e o que percebemos é que muitas pessoas buscam se identificar com a marca, querem melhores experiências de compra e se engajam mais com a marca.

As empresas que sacarem isso têm mais chances de se manter próximas do cliente e de potenciais clientes também , de conquistar o tão sonhado engajamento e de fugir da disputa por preço.

Mas, afinal, o que é competitividade empresarial?

Antes de falarmos sobre a humanização como estratégia de competitividade, é interessante conhecer um pouco mais o conceito.

Competitividade empresarial nada mais é do que a capacidade que uma empresa tem em se manter na disputa do mercado que atua.

Isso só acontece quando o negócio consegue obter seu faturamento necessário e segue relevante no seu segmento com o passar do tempo.

Essa disputa requer uma série de ações dentro da empresa, que muitas vezes precisa reagir às mudanças do mercado.

Um exemplo disso é a crescente onda de e-commerces. Essa tendência ficou ainda mais forte neste ano de 2020 com a pandemia, pois foi a maneira que muitas empresas encontraram de inovar e de se reinventar na crise.

Lojas físicas que não se adaptaram, provavelmente terão mais dificuldades em se recuperar e em manter a competitividade.

Por isso é tão importante acompanhar as tendências e desafios do mercado que atua e também entender as necessidades do consumidor.

Isso será fundamental para transparecer os valores da empresa e se relacionar melhor com os clientes.

Outras características que interferem na competitividade empresarial:

  • oferecer produtos ou serviços de qualidade;
  • ter cuidado com os processos de produção e entrega;
  • alcance geográfico – se você só entrega em sua cidade, por exemplo, não poderá competir com outra empresa do seu nicho que atua em outros locais;
  • ações de marketing.

Humanizar o atendimento para manter a competitividade

Oferecer um atendimento de excelência é um dos lemas mais importantes para garantir a satisfação dos clientes e, consequentemente, se manter competitivo no mercado.

Hoje podemos trabalhar com diversas ferramentas de automação, que certamente otimizam processos, mas não podemos esquecer de humanizar o atendimento sempre que possível.

O atendimento humanizado associado ao uso de ferramentas será um diferencial competitivo para o seu negócio

É preciso ter em mente que muitos clientes gostam de interagir e de se identificar com as marcas. Algumas compras ou contratações podem ser mais automáticas, sim, mas a sua empresa precisa estar preparada para atender essa demanda de clientes que procura por engajamento.

Você pode ter esse cuidado nas redes sociais, no atendimento direto, no SAC, no e-mail, enfim, o importante é buscar sempre a empatia e a personalização.

Ao receber um atendimento mais humano, o consumidos se sente especial e sente que faz parte de um grupo exclusivo.

Somando isso à outros fatores competitivos, como qualidade do produto ou serviço – o atendimento humanizado como estratégia isolada pode não ser suficiente -, as chances de fidelização são bem altas.

Outro insight interessante sobre esse assunto é que cada vez mais os consumidores buscam por marcas que representam seus valores pessoais.

E quando o atendimento é mais humanizado, fica mais fácil reforçar os valores e o posicionamento da sua empresa, facilitando essa identificação com o cliente.

Defina diferentes canais de atendimento para o cliente

Anota aí algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a oferecer um atendimento mais humanizado e a manter a competitividade empresarial:

  • conheça o histórico do seu cliente, tanto os dados pessoais como de aquisições e compras;
  • respeite o tempo do seu cliente e saiba ouvir;
  • ofereça mais de um canal de atendimento, assim o cliente pode escolher qual mais se identifica;
  • empatia e proatividade são essenciais durante o atendimento – gestores e colaboradores precisam estar preparados para isso;
  • ofereça espaços para feedbacks;
  • aposte na personalização;
  • você pode até automatizar alguns canais, como o uso dos chatbots, mas procure humanizá-los sempre que possível – o seu robô pode ser simpático também;

Para que a empresa consiga colocar em prática essas estratégias, o exemplo precisa começar na gestão, por isso a comunicação corporativa é tão importante.

Humanizar a gestão é uma maneira de manter os colaboradores motivados e contentes com a empresa – lembrando mais uma vez que nós seres humanos gostamos da sensação de pertencimento.

Empresas que mantêm relações harmoniosas no trabalho certamente trabalham em uma dinâmica mais interessante e voltada para o desenvolvimento do negócio e da equipe como um todo.

E pode ter certeza que os resultados de uma equipe motivada e reconhecida reflete no público consumidor.

O que fazer para humanizar a gestão da empresa

  • promover as softs skills da equipe;
  • investir em treinamentos – lembre-se que o capital humano é um ativo essencial para o sucesso da empresa;
  • garantir uma boa infraestrutura interna;
  • entender que uma empresa funciona como um organismo vivo e que cada setor tem impacto sobre o outro;
  • construir um clima favorável;
  • ser aberto para receber feedbacks e saber como recebê-los;
  • proporcionar uma comunicação eficaz entre liderança e liderados;
  • cultivar uma cultura organizacional que valoriza a diversidade, a empatia e o respeito;
  • pesquisar e estudar o que grandes empresas fazem como estratégias de gestão humanizada – dica: procure listas que indiquem as melhores empresas para trabalhar.
  • lembre-se que uma cultura interna saudável pode atrair ótimos profissionais para a sua empresa – não são apenas as compensações financeiras que atraem novos olhares.

Manter a competitividade empresarial exige um esforço contínuo. É preciso acompanhar de perto as tendências do mercado e sempre se manter atualizado para se tornar referência e a escolha principal dos seus clientes.

Nessa jornada a empresa precisa de aliados que ajudem em outras esferas, assim os líderes e gestores conseguem focar melhor no crescimento da empresa.

Nós da LSC Contabilidade queremos fazer parte dessa parceria! Oferecemos assessoria e serviços contábeis, fiscais e trabalhistas de qualidade, atendendo e satisfazendo as necessidades dos nossos clientes com rapidez.

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