Mais do que gerar vendas e aumentar o faturamento, a competitividade empresarial é o que motiva as empresas a continuarem encontrando maneiras de melhorar e inovar para sair na frente de seus concorrentes.
Diversos fatores qualificam as empresas a disputarem seu lugar, mas de modo geral é preciso trabalhar em atitudes e estratégias de dentro para fora.
Com nichos cada vez mais disputados, entrar em uma guerra de preços para se destacar já não é a melhor alternativa.
Para fidelizar o seu público e demarcar seu espaço no mercado é preciso ir além. Uma estratégia que tem ajudado cada vez mais empresas a manterem a competitividade empresarial é o relacionamento com o consumidor.

E isso começa dentro da sua empresa, na maneira como gestores e colaboradores são preparados para lidar com o público.
Com o passar dos anos, o comportamento do consumidor vai mudando, e o que percebemos é que muitas pessoas buscam se identificar com a marca, querem melhores experiências de compra e se engajam mais com a marca.
As empresas que sacarem isso têm mais chances de se manter próximas do cliente e de potenciais clientes também , de conquistar o tão sonhado engajamento e de fugir da disputa por preço.
Mas, afinal, o que é competitividade empresarial?
Antes de falarmos sobre a humanização como estratégia de competitividade, é interessante conhecer um pouco mais o conceito.
Competitividade empresarial nada mais é do que a capacidade que uma empresa tem em se manter na disputa do mercado que atua.
Isso só acontece quando o negócio consegue obter seu faturamento necessário e segue relevante no seu segmento com o passar do tempo.
Essa disputa requer uma série de ações dentro da empresa, que muitas vezes precisa reagir às mudanças do mercado.
Um exemplo disso é a crescente onda de e-commerces. Essa tendência ficou ainda mais forte neste ano de 2020 com a pandemia, pois foi a maneira que muitas empresas encontraram de inovar e de se reinventar na crise.
Lojas físicas que não se adaptaram, provavelmente terão mais dificuldades em se recuperar e em manter a competitividade.
Por isso é tão importante acompanhar as tendências e desafios do mercado que atua e também entender as necessidades do consumidor.
Isso será fundamental para transparecer os valores da empresa e se relacionar melhor com os clientes.
Outras características que interferem na competitividade empresarial:
- oferecer produtos ou serviços de qualidade;
- ter cuidado com os processos de produção e entrega;
- alcance geográfico – se você só entrega em sua cidade, por exemplo, não poderá competir com outra empresa do seu nicho que atua em outros locais;
- ações de marketing.
Humanizar o atendimento para manter a competitividade
Oferecer um atendimento de excelência é um dos lemas mais importantes para garantir a satisfação dos clientes e, consequentemente, se manter competitivo no mercado.
Hoje podemos trabalhar com diversas ferramentas de automação, que certamente otimizam processos, mas não podemos esquecer de humanizar o atendimento sempre que possível.

É preciso ter em mente que muitos clientes gostam de interagir e de se identificar com as marcas. Algumas compras ou contratações podem ser mais automáticas, sim, mas a sua empresa precisa estar preparada para atender essa demanda de clientes que procura por engajamento.
Você pode ter esse cuidado nas redes sociais, no atendimento direto, no SAC, no e-mail, enfim, o importante é buscar sempre a empatia e a personalização.
Ao receber um atendimento mais humano, o consumidos se sente especial e sente que faz parte de um grupo exclusivo.
Somando isso à outros fatores competitivos, como qualidade do produto ou serviço – o atendimento humanizado como estratégia isolada pode não ser suficiente -, as chances de fidelização são bem altas.
Outro insight interessante sobre esse assunto é que cada vez mais os consumidores buscam por marcas que representam seus valores pessoais.
E quando o atendimento é mais humanizado, fica mais fácil reforçar os valores e o posicionamento da sua empresa, facilitando essa identificação com o cliente.

Anota aí algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a oferecer um atendimento mais humanizado e a manter a competitividade empresarial:
- conheça o histórico do seu cliente, tanto os dados pessoais como de aquisições e compras;
- respeite o tempo do seu cliente e saiba ouvir;
- ofereça mais de um canal de atendimento, assim o cliente pode escolher qual mais se identifica;
- empatia e proatividade são essenciais durante o atendimento – gestores e colaboradores precisam estar preparados para isso;
- ofereça espaços para feedbacks;
- aposte na personalização;
- você pode até automatizar alguns canais, como o uso dos chatbots, mas procure humanizá-los sempre que possível – o seu robô pode ser simpático também;
Para que a empresa consiga colocar em prática essas estratégias, o exemplo precisa começar na gestão, por isso a comunicação corporativa é tão importante.
Humanizar a gestão é uma maneira de manter os colaboradores motivados e contentes com a empresa – lembrando mais uma vez que nós seres humanos gostamos da sensação de pertencimento.
Empresas que mantêm relações harmoniosas no trabalho certamente trabalham em uma dinâmica mais interessante e voltada para o desenvolvimento do negócio e da equipe como um todo.
E pode ter certeza que os resultados de uma equipe motivada e reconhecida reflete no público consumidor.
O que fazer para humanizar a gestão da empresa
- promover as softs skills da equipe;
- investir em treinamentos – lembre-se que o capital humano é um ativo essencial para o sucesso da empresa;
- garantir uma boa infraestrutura interna;
- entender que uma empresa funciona como um organismo vivo e que cada setor tem impacto sobre o outro;
- construir um clima favorável;
- ser aberto para receber feedbacks e saber como recebê-los;
- proporcionar uma comunicação eficaz entre liderança e liderados;
- cultivar uma cultura organizacional que valoriza a diversidade, a empatia e o respeito;
- pesquisar e estudar o que grandes empresas fazem como estratégias de gestão humanizada – dica: procure listas que indiquem as melhores empresas para trabalhar.
- lembre-se que uma cultura interna saudável pode atrair ótimos profissionais para a sua empresa – não são apenas as compensações financeiras que atraem novos olhares.
Manter a competitividade empresarial exige um esforço contínuo. É preciso acompanhar de perto as tendências do mercado e sempre se manter atualizado para se tornar referência e a escolha principal dos seus clientes.
Nessa jornada a empresa precisa de aliados que ajudem em outras esferas, assim os líderes e gestores conseguem focar melhor no crescimento da empresa.
Nós da LSC Contabilidade queremos fazer parte dessa parceria! Oferecemos assessoria e serviços contábeis, fiscais e trabalhistas de qualidade, atendendo e satisfazendo as necessidades dos nossos clientes com rapidez.
Entre em contato conosco, agende uma conversa e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!
Comentários